Tipos e vantagens das telhas cerâmicas

Tipos e vantagens das telhas cerâmicas

Alguns itens são necessários antes de especificar qual telha usar, é necessário avaliar inclinação, condições climáticas, conforto térmico desejados e estar ciente de que modelo, região e fabricante influenciam no tamanho da peça, alterando a quantidade necessária e o custo total da cobertura.

Abaixo listamos alguns modelos e especificações:
Telha Plana
Formada por peça única, tem formato quadrado e proporções simétricas. É ideal para estruturas mais íngremes, em telhados com inclinação mínima de 45%. Muito usada em países frios por facilitar o escoamento da neve.
Rendimento: 35 peças/m2

Telha Colonial
Entre as telhas que possuem sistema independente de capa (parte voltada para cima) e canal (parte voltada para baixo), é a mais antiga. Introduzida pelos portugueses no século 16, é caracterizada por possuir capa e canal idênticos.
Rendimento: 25 peças/m2

Telha Paulista ou Paulistinha
É uma variação do tipo colonial, mas sua capa é ligeiramente mais estreita que o canal, propiciando um movimento plástico diferenciado.
Rendimento: 25 peças/m2

Telha Plan
É uma variação do tipo capa e canal. Porém, tem formato retilíneo.
Rendimento: 24 peças/m2

Telha Francesa
Também conhecida como telha de encaixe, a francesa se diferencia por possuir bordas salientes para o encaixe. É formada por peça única, com capa e canal embutidos no mesmo elemento. É mais comum em edificações por conta do custo reduzido e por dispensar, na maioria dos casos, a aplicação de forro.
Rendimento: 16 peças/m2

Telha Romana
Também formada por peça única, tem encaixes longitudinais e transversais que formam uma vedação estanque à passagem da água.
Rendimento: 16 peças/m2

Telha Portuguesa
Possui capa e canal embutidos na mesma peça e características geométricas semelhantes a das telhas romanas. A diferença são suas bordas arredondadas como as das telhas coloniais.
Rendimento: 16 peças/m2

Telha Semigres
Com acabamento esmaltado, é mais leve, resistente e fácil de limpar que as demais. Além disso, apresenta índice de absorção de água abaixo de 6% e bom encaixe. Como é esmaltada, pode ser encontrada em uma infinidade de cores (tijolo, bordeau, grafite, cinza, marfim, branco, pinhão, entre outras).
Rendimento: 13 peças/m2

O sistema de telhado cerâmico pode ser de encaixe ou de sobreposição. Confira a seguir as especificações:
Telhas planas de encaixe: se encaixam por meio de sulcos e saliências, apresentando pinos, ou pinos e furos de amarração para fixação na estrutura de apoio.

Telhas compostas de encaixe: possuem geometria formada por capa e canal no mesmo componente, pinos, ou pinos e furos de amarração para fixação na estrutura de apoio.

Telhas simples de sobreposição: com capa e canal independentes, a concavidade ou convexidade define a utilização como canal ou capa. O canal deve apresentar pinos, furos ou pinos e furos de amarração para fixação na estrutura de apoio. A capa está dispensada de apresentar furos ou pinos.

Telhas planas de sobreposição: somente se sobrepõem, e podem ter pinos para o encaixe na estrutura de apoio ou pinos e furos de amarração para fixação.

Também é importante verificar se o produto atende às normas e padrões de qualidade vigentes. As telhas cerâmicas são normatizadas pela NBR 15310, editada pela ABNT em 2009. O material também é certificado pelo Inmetro ou qualificado pelo Programa Setorial de Qualidade das Telhas Cerâmicas (PSQ-TC).

Impactos ambientais minimizados
O telhado cerâmico é também opção para quem quer reduzir os impactos ambientais. Um estudo do Instituto Quantis mostra que o uso de energia renovável, como cavacos de madeira e biomassas descartadas por outras indústrias, torna o produto menos agressivo. Além disso, o processo de fabricação emite baixa quantidade de CO² e requer 70% menos água que o similar de concreto.

Como calcular
Para fazer o cálculo da quantidade de telhas para um telhado o primeiro passo é converter a área coberta pela área inclinada, utilizando um fator de correção. Em seguida, multiplica-se a área inclinada pelo rendimento das telhas por metro quadrado. É importante sempre acrescentar ao menos 5% a mais de telhas devido aos recortes do telhado ou eventuais perdas.

Manutenção
Maia explica que não há uma frequência pré-estabelecida para a manutenção de telhados cerâmicos. A durabilidade varia conforme a qualidade do produto e o acabamento superficial das telhas.

Fonte: www.aecweb.com.br

Voltar